O Royal Architecture Institute of Canada (RAIC) anunciou que Li Xiaodong foi o vencedor do primeiro Moriyama International Prize - que recebe seu nome em homenagem ao estimado arquiteto canadense Raymond Moriyama. O prêmio, que acompanha uma bonificação em dinheiro no valor de CAD$100 mil, foi criado para reconhecer edifícios que sejam "transformadores, inspirados e inspiradores, e emblemáticos para os valores humanos de respeito e inclusão."
O júri analisou projetos oriundos de nove países: Canadá, China, França, Alemanha, Israel, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Tajiquistão. Segundo a ata de julgamento, o júri ficou "impressionado pela amplitude do interesse internacional pelo prêmio e ficou motivado pelo alto nível de engajamento com os objetivos do programa mostrado pelos projetos enviados."
A Biblioteca Liyuan foi inaugurada em maio de 2012 na cidade de Jiaojiehe. Li Xiaodong começou a trabalhar com a comunidade antes de conseguir o financiamento, na esperança de que uma biblioteca bem projetada não apenas melhoraria a vida na cidade mas também impulsionaria a economia local ao atrair turistas. Em seu memorial que acompanhava a inscrição no prêmio, Xiaodong comenta que "esse projeto trata da relação de um edifício com seu entorno e seu papel em servir a comunidade, ao invés de ser um objeto discreto."
"Em vez de acrescentar um novo edifício à cidade, escolhemos esse terreno nas proximidades das montanhas, uma agradável caminhada de cinco minutos do centro da cidade." disse ele. "Ao fazer isso, proporcionamos um ambiente para pensamentos claros, uma vez que é preciso esforço para chegar à sala de leitura."
Segundo o RAIC, as escolhas do júri levaram em consideração muito mais que os vídeos e outros materiais incluídos na submissão formal. "Conversas com os usuários, pesquisas e visitas aos locais complementaram as análises do júri. Cada projeto foi avaliado segundo uma série de critérios que incluíam suas qualidades formais e espaciais, sua resposta ao lugar, clima e cultura, sua execução, sua abordagem ambiental e seu uso."
Além do prêmio, os estudantes Loïc Jasmin, Université de Montréal; Benny Kwok, Dalhousie University; e Shu Yin Wu, University of Waterloo, receberam, cada um, uma Bolsa BMO Financial Group no valor de CAD$5.000.